segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Suplementos no Futebol – parte 1

Suplementos dietéticos, suplementos desportivos, suplementos ergogénicos e alimentos desportivos são alguns dos termos usados para descrever a amplitude de produtos que colectivamente formam a indústria de suplementos para desportistas. Estes produtos normalmente enquadram-se numa das seguintes definições:

  • Constituem uma forma prática e conveniente de atingir as suas necessidades nutricionais diárias (ex: barras ou géis desportivos) ou de tratar uma deficiência nutricional conhecida (ex: suplemento de ferro ou cálcio);

  • Contêm nutrientes ou outras substâncias que melhoram directamente a sua performance desportiva.

No entanto, apesar de todo o marketing, apenas alguns dos produtos comercializados apresentam benefícios cientificamente comprovados para os atletas em geral e futebolistas em particular.
Como tal, antes de experimentar algum suplemento, deve estar ciente dos prós (atingir “necessidades” nutricionais, efeitos comprovados na performance, etc) e contras (custo, efeitos secundários, doping, etc.) associados ao mesmo.
Há cerca de 7 anos atrás eu próprio cometi um erro que muitos atletas cometem: gastei pequenas fortunas em suplementos dos quais eu na verdade não necessitava. De facto do que eu precisava eram melhores métodos de treino, mais descanso à noite e um plano nutricional adequado com alimentos comuns!!

Desta forma, aconselho-o vivamente a procurar a orientação de um profissional (com um Dietista/Nutricionista especialista em Desporto) antes de desperdiçar dinheiro em suplementos desnecessários.

Apesar de a suplementação nutricional poder realmente apresentar benefícios, estes produtos comerciais devem ser usados de forma consciente, na altura certa e pelos motivos certos.
Tenha em mente que ingerir uma variedade de alimentos o mais próximo possível da sua forma natural é de longe a melhor aposta para melhorar a saúde geral, prevenir doenças, optimizar processos de cura e melhorar a performance.
Apesar de os seguintes alimentos parecerem tão vulgares, as hortaliças, frutos, cereais integrais, carnes magras, lacticínios magros ou meio-gordos, oleaginosas e leguminosas tendem a ser, em perspectiva, melhores do que os suplementos. Estes alimentos são ricos numa combinação importante de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, antioxidantes e fitoquímicos que os futebolistas e outros atletas precisam numa base diária para ter sucesso em campo.

Assim, só depois de aplicar o melhor método de treino, o melhor descanso (dormir 6-8h à noite) e as melhores práticas nutricionais à sua vida, é que estará preparado para considerar a ingestão de suplementos.
Nos próximos blog posts fornecer-lhe-ei informação útil acerca de uma variedade de suplementos desportivos.

Leitura recomendada para mais informações:

  • Nancy Clark’s Sports Nutrition Guidebook (http://www.nancyclarkrd.com)
  • Food Guide for Soccer: Tips & Recipes from the Pros (http://www.nancyclarkrd.com)

Fique atento aos próximos posts!


Desejando-lhe a melhor performance de sempre,

Diogo Ferreira, Dietista
Lisboa, Portugal
“Promovendo a melhor saúde e performance através da nutrição”

Sem comentários:

Enviar um comentário